11 de fevereiro de 2009

Bundes…o quê?

A pedidos de uns fanfarroes aí (:P), vou fazer um post sobre a Bundesliga. Aparentemente, esse blog estava com excesso de estrogênio. Nao só vou trazer agora uma altíssima dose de testosterona, como ela virá no formato de um alemao gigante e gordinho que gosta de comer salsicha do grill em frente à televisao.

BUNDESLIGA! Apesar de esse ser um post macho, nao se trata de uma competicao de traseiros. Esse é o nome dado à liga nacional de futebol alema. Acreditem, alemaes sao tao fanáticos quanto brasileiros por futebol–só que ligeiramente mais pacíficos.

É divertido andar de trem em dia de jogo, com torcedores de times diferentes sentados um do lado do outro. Por exemplo, um com camisa do Bremen, outro do Karlsruhe. A parte brasileira que existe dentro de mim se encolhe no assento enquanto procura por possíveis rotas de fuga ao observar a situacao. Basta um olhar diferente, uma risadinha mal-intencionada, um “posso passar?” tanto mais rude para gerar o apocalipse. Ou, assim acredito. Mas, nao, os dois vao o percurso inteiro na mais perfeita e entediante paz. Só falta trocarem apertos de mao cordiais antes de cada um prosseguir para o seu lado do estádio—se é que há lados diferentes.

Agora, o maior dilema que passo em relacao à Bundesliga é qual parte mais me entedia: a falta de brigas; o fato que a maior parte dos jogadores fala alemao; o fato de que I couldn’t care less ou o fato de que se trata de futebol. Nao me entendam mal. Nao estou sendo a típica mulher. Cresci com dois irmaos que cuidaram de me educar na área, entao até nem preciso interromper os fanáticos para perguntarEi, por que ele tá mostrando uma carta vermelha?“, “O que é impedimento?“, “Por que esse homem de preto nao faz nada, só fica correndo aí no meio?

Na época em que meus irmaos eram flamenguistas (pronto, falei!), eu também era. Quando um virou corintiano e o outro palmeirense, pronto, eu virei palmeirense (Corinthias é demais pra mim, sorry, David). E, melhor orientada pelo meu namorado, virei sao paulina (valeu, amor!). Até sei o nome de alguns jogadores do Sao Paulo! Kaká e… Raí!

Mas, é futebol brasileiro. É divertido ser assim atualizada na coisa. Mas, que outra funcao tem assistir futebol alemao, senao tentar encontrar sósias de celebridades entre os jogadores?

Michael Ballack é o Jason Bourne dos campos!

Na Eurocopa (levada tao a sério quanto a Copa do Mundo aqui), eu até sabia o nome de uns dois jogadores da selecao alema: Schweinsteiger (o loirinho de cabelo punk) e Podolski (o que nao era loirinho de cabelo punk).

Durante essa copa, quando eu estava provavelmente perdida na sessao de esportes de uma grande loja, eu e uma amiga passamos por dois molequinhos que discutiam qual era a melhor selecao: Itália ou Alemanha.

Minha amiga era um pouco excessivamente extrovertida e se meteu no meio. “Eu torco pelo Brasil!“, falou lentamente em tom infantil. Os moleques fizeram cara de deboche e se viraram para ir embora enquanto falavam malcriadamente:

“É, Brasil vai ganhar a EUROCOPA mesmo…”
Huahuahahaah. Mó folgados.

Mas, eu estou fugindo do assunto. Eu recomendo quem quiser saber mais sobre a Bundesliga, vá no site oficial e dê uma olhada: http://www.bundesliga.de/ :D

Clique aqui para comparar precos de camisas oficiais e semi-oficiais do seu time favorito!

  • Sempre o futebol… – a seleção da Alemanha até tem uns jogadores assim acima da média, mas eu ainda acho os da Espanha mais bonitos

    [eu não sabia que bundes era uma referência a nacional, se fosse no Brasil seria bunda mesmo]

  • Tsk, tsk…esses meninos..
    Post tao completo sobre a Bundesliga. O que poderia ser acrescentado aí? Hummm…xô vê o que mais eu sei do bundesliguês… Ah, a torcida usa cachecol com as cores e emblema do time ^^
    Tao legal usar cachecol oficial, eu até usaria um do Fla, afinal adoro xadrex =D

  • Interessante o post, mas faço das do Joe as minhas palavras: não foi o que eu esperava! hehe.
    Pelo menos manteve o público masculino um pouco mais interessado em voltar aqui… sabendo que não encontrarão só coisas sobre moda, maquiagem e tudo o mais.

  • Esse nome é muito sugestivo, haha! Mas gente civilizada é outra coisa, né? O bom dos jogadores alemães é que a maioria é gatinho, pelo menos na copa do mundo a seleção tinha cada pedaço… haha :X
    Beijos

  • Sim, sim, todo esporte tem sua bundesliga (“Liga nacional” é o significado da palavra x)). Mas, o mais famoso e popular aqui na Alemanha é o futebol, claro.

  • Como fã de handebol eu tenho que dizer que esse esporte também tem a sua bundesliga [que é considerada a melhor do mundo, diga-se de passagem], o que me leva a acreditar que o termo bundesliga é usado para toda liga esportiva nacional alemã. :D

    E muito prático esse modo de diferenciar Podolski de Schweinsteiger [eu aprendi diferente], hauahau

  • nao foi exatamente o que eu esperava.

    E nao tem porque enganar seus leitores dizendo que é sao paulina.

    Libertadores verde esse ano!