27 de novembro de 2014

Dia 13 #30diasdegratidão

Dia 13: por Yufka Döner, a comida turca mais alemã que existe.

Aqui na Alemanha nós conhecemos o Döner como comida turca. Mas a verdade é que o Döner dessa forma como existe na Alemanha foi inventado aqui na Alemanha e é a paixão dos alemães. É impressionante, tem cidadezinha estilo Nixdorf que nem tem posto de gasolina, mal tem padaria, mas você com certeza vai encontrar lá ao menos dois ou três restaurantes de Döner.

A informação da Wikipedia diz:
O Döner kebap (em turco: döner kebap, literalmente “espeto giratório”) é um prato nacional turco, feito de carne assada num espeto vertical e fatiada antes de ser servida. A carne pode ser de cordeiro, carneiro, bovina, caprina ou frango.
Uma versão desenvolvida para agradar o gosto dos alemães, feita por imigrantes turcos residentes em Berlim, tornou-se uma das fast-foods mais populares da Alemanha,1 e muitos expatriados turcos exportam os döners “alemães” de volta para seu país natal.

A massa que escolhi para o meu Döner se chama na Alemanha de Yufka. Mas a Wikipedia me ofereceu a seguinte tradução: Massa brick (massa tijolo? Por que massa tijolo? É uma massa tão leve!).

A massa brick (também grafada “brik”), ou “folha brick”, ou “malsouka” (também grafado “malsouqa”), ou ainda “warka” (ou “uarka”) é uma massa típica da culinária do Magreb, feita com farinha de trigo ou misturada com semolina, com que se preparam crepes muito finos, usados por exemplo para a confeção de “briks” ou “briouats”, uma entrada ou petisco típica daquela região.

Bem, é isso. Espero que tenha sido informativo :) Aqui não tem coxinha, nem esfirra, nem quibe, nem empada, nem pastel, mas tem Döner! E esse é meu almoço quando a vida fica ocupada e caótica demais e não tenho tempo para outra coisa (ou seja, quase sempre ;P)
Alguém aí já experimentou?

  • Mas isso é bom mesmo? Tem uma cara meio estranha…
    Eu sou grata pelos panetones e chocotones da Bauduco! Não faço idéia do que é que eles fazem pra deixar tão bom, mas é bom, é muito bom, é bom demais! Espero 11 meses por esse momento delícia do ano…
    Beijos, Mima!
    P.S.: Meu computador voltou, iêêê! (voltou tem uma semana, e eu só tô comentando no blog agora…).

    • É bonzinho sim. Não é a maior maravilha do mundo, mas é muito bom quando se está com fome ^^
      Não sou fã de panetone, porque não gosto de frutas cristalizadas nem passas. Mas chocotone… hmmm o.o ficando com fome rs
      E tô muito feliz de ter você de volta aqui :D beijão!

  • Beatriz Bragança Baraldi

    Aprendendo alemão com Mima Pumpkin kkk demais!!! Acho que nunca tinha ouvido falar de döner, mas gostei!

    • Obrigada pelo apoio, fofinha :* Ainda vou responder, tá? Amo você <3