21 de novembro de 2014

Dia 8 #30diasdegratidão


Dia 8: o melhor tratamento do mundo para meu problema de coluna foi inventado aqui na Alemanha e tem em clínicas perto de onde moro. Ainda por cima o seguro de saúde cobre. :)

Esse tratamento se chama Schroth ou Tratamento Tridimensional de Escoliose e foi criado por Katharina Schroth, uma professora que sofria com escoliose (um desvio anormal da coluna vertebral). Naquela época nada a ajudava: nem colete ortopédico, nem exercícios físicos e, por isso, ela foi ficando cada vez mais limitada em sua mobilidade. Daí Katharina começou a tentar tratar de sua curvatura sozinha e assim desenvolveu um novo conceito de fisioterapia.

A inspiração para o seu método veio de uma bolinha de borracha deformada com uma saliência que podia ser corrigida empurrando o ar para fora. Isso trouxe a ela a ideia de modificar o próprio corpo com esse mesmo príncipio.
Daí ela incluiu na fisioterapia, por exemplo, a respiração localizada como um reforço na tentativa de correção da coluna vertebral e o desenvolvimento da sensibilidade em relação à própria postura. Para isso, por exemplo, ela se posicionava entre dois espelhos no qual verificava óticamente a própria postura e corrigia qualquer desvio ou erro na postura com bastante exatidão.
Em 1921 ela fundou seu primeiro instituto, que no começo não passava de um barracão onde os pacientes podiam se hospedar. Os exercícios eram feitos ao ar livre num campo verdejante. Logo já vinham pacientes do mundo inteiro para se tratar com ela. Ano a ano, ela foi desenvolvendo e aperfeiçoando o método. Em 1925 já saiu numa respeitada revista de medicina um artigo que afirmava que o tratamento com o método Schroth era absolutamente revolucionário. Katharina Schroth continuou trabalhando até bem velhinha, levada sempre por seu idealismo e seu desejo de ajudar outras pessoas que sofriam como ela.

Então acho que de certa forma meu agradecimento é por pessoas assim, que vão com a cara e a coragem em busca de seus ideais. :)

  • Thaisa

    Você conhece alguma clínica, médico ou fisioterapeuta especialista neste tratamento aqui no Brasil?

  • Muito feliz por você!!
    Mas não é incrível como O Senhor encaixa as peças da nossa vida do jeito mais perfeito? E a gente nem faz ideia de como ou quando acontece…

    Numa escala, quanto você acha que melhorou? Tem um médico especialista que acompanha você, ou um fisioterapeuta, ou você faz a série de exercícios sozinha?

    • Está sendo muito bom, mas todos já tinham me alertado que é um tratamento que só funciona a longo prazo, anos até. Meu ortopedista disse que fui consultá-lo 10 anos tarde demais :P Eu fico o tempo todo acompanhada por uma fisioterapeuta especialista no método numa salinha separada. Ela fica me corrigindo o tempo todo enquanto tento fazer os exercícios. É bem legal. Cansativo, mas legal :)

  • Ligia

    Muito interessante! Obrigada por esta informação.