3 de fevereiro de 2009

Ich liebe Deutsch** – Uma história de amor

** Eu amo alemão

Pronto, falei! Eu o amo! Sei que é chocante e quase um escândalo, mas eu posso explicar! Talvez, se me ouvirem, vocês entendam meu ponto de vista.

Tudo comecou em 2001, numa noite primaveril, quando fomos oficialmente apresentados. Eu já tinha visto o sujeito de passagem em filmes sobre a segunda (e a primeira) guerra mundial, sempre carrancudo, meio gritado e extremamente antipático.

Quando o encontrei pessoalmente, ele nao pareceu tao nazista. Talvez um tanto requintado demais, ao ponto do esnobismo. Complexo, mas sem brilho.

Trocamos olhares frios enquanto mecanicamente punhamo-nos a nos conhecer.

“Hallo”, ele falou confiantemente, mas me soou retardado.

“Hallo é ‘hello‘ para idiotas”, resmunguei em retorno com uma careta.

Esse foi o início semi-hollywoodiano para nossa futura história de amor. Nos conhecemos, nos odiamos, nos apaixonamos e vivemos felizes para sempre.

A verdade é que eu nao sabia que o alemao, além de complexo, é meio tímido. Só após conhecê-lo mais profundamente descobrimos todas as facetas desse idioma que pode ser quase tudo. Pode ser rude como só ele, mas pode ser romântico como o francês, pragmático como o inglês e poético como o italiano. Ele pode traduzir pensamentos de um jeito que nenhum idioma faz e nenhuma traducao pode sonhar em capturar. E, se falado ou se cantado da forma certa, ele é até mesmo charmoso.

Sei que a maioria de vocês tem a mesma impressao do alemao que eu uma vez tive. Talvez ele lhes tenha assustado quando vocês eram criancas, personificado naquele ditador bigodudo que sempre grita. Talvez o pirralho do inglês tenha espalhado fofocas de que o alemao nao é pop. Nao se deixem levar pelo bullying de idiomas mais fracos!

O alemao é mal compreendido, mas tudo que ele precisa é ser amado. Assim, como eu e você. ;)
Para quem se interessar, aqui está uma cancao de sucesso aqui na Alemanha, legendada por uma amadora (eu):

Söhne Mannheims – Das hat die Welt noch nicht gesehen
Favor, manter em mente que nao tenho experiencia alguma em legenda, nem em traducao, nem falo alemao tao bem assim x)

[red_box]Quer aprender alemão? Clique AQUI para conferir os melhores preços de livros didáticos![/red_box]
  • Ich liebe Deutschland und mein größter Traum ist es, Deutsch zu sprechen.
    Falar alemão é mais do que um sonho, é uma necessidade da minha alma.

  • Olá, sou prima da Junia! Vim por indicação da Wânia, e AMEI!

    Sempre achei o alemão lindo, mas quase inalcançável. Talvez os Braganças consigam tirar essa má impressao.
    Sobre a música,muito bonita! Parabéns!

  • Deutsch ist eine schöne Sprache. Ich liebe deutsch.

    “Mein Herz ist in Deutschland verloren.”
    UISEHuisuiehuie

    Beijoooss

  • Parabenizo você por essa paixão!! pois sinceramente, alemão me dá um certo medo…rsrsrsrs…muito bom este video!!

    obs: tem um selinho pra você lá no blog!

    até

  • Aiiii que amor o texto!
    Mas não adianta, eu acho alemão uma língua muito distante de mim…
    Digo, eu amo inglês. Italiano vem da família, então já é de casa também… E francês é um romancinho platônico, mas eu sei que saberia falar caso estudasse mais. Mas alemão, parece aquela coisa impossível! haha Talvez se eu lesse alguma coisa começasse a mudar de idéia!
    Beeijos!

  • SUPIMPA!

    ^^

  • Mandou muito bem de novo =)
    E, mais uma vez concordo com você…
    Sempre gostei do tal dóitch, e ‘brigo’ com quem diz que é feio e difícil… depende do ponto-de-vista.
    Enfim, usando um pouco o que a moça ali de cima escreveu e o título daquele curso que tem na internet, finalizo: Deutsch, warum nicht?

    Ainda aprenderei-o.

    Beijo.
    Paz.

  • O que me conquistou no alemão foi aquele tom desafiador de “sou-difícil”.

    Mas infelizmente ele era realmente difícil, e acabei o abandonando depois de um relacionamento de altos e baixos que durou um ano. Mas ainda tenho esperanças de que um dia ele volte e nós sejamos felizes para sempre.

  • Léka

    “Hallo é ‘hello’ para idiotas”,

    Hahahaha, foi exatamente assim que eu me senti na minha primeira aula de alemão !! Ou, como dizia um colega meu, “parece um inglês rústico! Algo meio medieval…”

    Mas vc acaba se apaixonando pela lingua, eu tenho que concordar…E todo mundo fala para vc “Por que alemão? Por que não italiano, frances, espanhol?” E eu digo “Porque NÃO alemão?”
    É realmente como se fosse aquele garoto que todos perguntam “Mas o q vc viu nele?” e só vc sabe…
    Concordo plenamente, o alemão é extremamente charmoso quando falado de maneira correta…Mas quem sempre passou longe da lingua não consegue entender!

    Adoro o blog!

    Bjoss

  • Ok ok, me convenceu! É uma lingua bonita. Mas eu ainda prefiro polonês (e ai de quem disser “Ah, mas não é parecido com alemão não?”).

  • Ainda estou sendo conquistada, mas ja perdi o medo e ja acho melodioso e nao agressivo, essa é a primeira parte de uma conquista nao é rss. O idioma alemao nao é tao asustador como parece ser. É disficil sim, por isso se torna um desafio o aprendizado e uma conquista os primeiros dialogos fora da escola. Eu chego la, entao vou poder dizer como voce: Ich libe die Deutsch sprache.
    Amei a musica e a traducao. Mais um dez para a maneira cativante como escreve, sou suapeita pra falar, sou a fa numero 1 da minha jornalista predileta rss.bjos

  • Kkkkkkkkk, o que foi isso no final do vídeo? Bem vc mesmo, ahauhue

  • Ah nao acredito q vc chegou a esse ponto!
    No momento meu sentimento com relacao a ele é de total desânimo: estou sentada na mesa da cozinha, copiando uma lista imensa de palavras novas, recém-apresentadas a mim, pra carregar comigo, dormir comigo (sim, espero sonhar com elas.) Enfim, estou de volta à alfabetizacao e ainda tô achando o alemao feio =C

  • Oii..tudo bem? Criei uma comunidade do capricha aí no orkut..

    O endereço está no blog..

    beijoss