16 de janeiro de 2010

Seu próximo vício: Percy Jackson & Os Olimpianos

Breve pausa na semana da epidemia poética, por uma boa causa.

Como muitos já sabem, no dia 12 de fevereiro de 2010, criancinhas, pré-adolescentes, adolescentes, jovens e adultos irao a salas de cinemas do mundo todo assistir à estréia de Percy Jackson & Os Olimpianos, futura nova febre juvenil. Possivelmente, depois desse filme, Crepúsculo, Harry Potter e Hannah Montana serao todos superados e esquecidos (e porcos vao voar, vacas vao tussir etc).

Os espectadores vao curtir tanto que comecarao a ter delírios coletivos e implorar por adocao para toda estátua de mitologia grega que virem em museus e vao achar (e gritar) que os atores-mirins do filme sao simplesmente liiiiiindos.

Antes que esse inferno comece, você devia ler a série de livros Percy Jackson & Os Olimpianos.

Por que? Bem, além da história ser muito divertida, lendo agora você vai poder ser o fã original e olhar mais tarde com desdém para os fãs recém-formados, dar uma risadinha, menear a cabeca e dizer que detesta essas modinhas.

Você vai poder explicar para eles tudo aquilo que o filme vai deixar de lado. Vai reclamar de todas as mudancas feitas e contar como realmente deveria ter sido e até mesmo reencenar todas as cenas com a entonacao certa que deveria ter sido dada. Depois, com um suspiro vai amaldicoar os milhares de pirralhos saindo das salas de cinema brandindo canetas bic como se fossem espadas (você vai entender, se ler o livro).

PERCY JACKSON & OS OLIMPIANOS

O que é?
Uma série de livos que conta a história de Percy Jackson, um garoto de 12 anos que sofre de distúrbio de atencao e dislexia e que descobre que é filho de… um deus grego! (Literalmente, nao era só que o cara era gatao, nem nada disso).

E daí? Bem, se essa curta descricao ainda nao te conquistou (também nao fiquei impressionada assim que me falaram), você certamente será conquistado ao saber que todas as criaturas existentes na mitologia grega vao perseguir o coitado do Percy. É demais para um garotinho, nao acha?

Ainda nao se convenceu? Percy Jackson é muito mais divertido que outros livros juvenis (a-rem, *cof* Harry Potter *cof*) porque o autor, Rick Riordan, nao se leva muito a sério. As explicacoes dos por quês, as tiradas e situacoes cômicas provavelmente nao sao nem compreendidas pelo publico infantil. A impressao é que Riordan se divertiu escrevendo livros, inserindo piadas para ele mesmo rir.

Qual é a do livro? As partes mais engracadas sao, provavelmente, como o escritor tenta justificar no livro a existência de seres mitológicos gregos no mundo moderno.
Por exemplo, diz-se que as divindades gregas, entre outras, foram inventadas para explicar coisas que o homem antes do avanco científico nao conseguia compreender (como fenômenos da natureza, entre outras coisas).

Riordan inverteu as bolas e insinua que os homens inventaram o avanco científico para justificar as aparicoes e realizacoes dos deuses gregos, que eles simplesmente nao conseguem compreender. Num dos livros, o deus do sol, Apolo, aparece dirigindo um Maserati flamejante que ele afirma ser o que os humanos chamam de “sol”.

“Mas como isso funciona?” Nico perguntou. “Eu pensei que o sol fosse uma grande bola flamejante de gás!”. Apolo riu entre os dentes e afagou os cabelos de Nico. “Este rumor provavelmente começou porque minha irmã Ártemis costumava me chamar de grande bola flamejante de gás”.

Tá, nem sempre o senso de humor é bobo assim. (Eu ri).

No Youtube tem o trailer do pesadel…er, filme. Mas eu nao o assistiria se nao tivesse lido o livro, porque tem spoilers demais. Fica por sua própria conta e risco.

ATUALIZAÇÃO: É, o filme é uma caca. Leia o livro!

  • o filme está bem diferente dos livros né … mais gostei do trailer…
    amei a série *-*

  • Nossa, como fiquei feliz de ver isso aqui! Eu devorei os livros, lia no celular,no pc, emendei os cinco livros da série e chegava a dormir 4h30 da manhã porque não conseguia parar de ler e rir com Grover, Tyson e as idéias do Percy, além, é claro do Mr D. falndo ‘Peter Johnson’.

    É uma pena que o filme não vá ser tão bom, que a Annabeth não seja tão parecida e que eles sejam mais velhos, mas eu vou assistir do mesmo jeito – e talvez até comece a empunhar uma caneta no meio do filme :D

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Eeeeeeeeeeeee!!! Seria tão legal se o filme fosse tão bom quanto o livro!!! Mas enfim, como nem tudo é perfeito, a gente assiste o filme e fill in the blanks. Ou substitui tudo, sei lá. Ou então joga fora o filme e fica só com os livros, a gente não vai estar perdendo nada!

    Percy!

    (tentando lembrar se ele tem algum grito de guerra, mas só consigo lembrar do “Pelos santos de Deus e pelo Cordeiro” de Este Mundo Tenebroso, LOL!

  • Aaah, esses dias passou o trailer na TV e meu irmão me gritou pra ir ver: “é o tipo de filme que você gosta”. Achei que deveria ser legalzinho, mais legal que Harry Potter (QUALQUER coisa é mais legal que Harry Potter, rs), mas nem me empolguei tanto. Mas agora que você falou dos livros, e como livros são SEMPRE melhores que os filmes…

    P.S. Já falei o quanto estou amando ler o que você escreve diariamente?
    P.P.S Já falei que só comento sempre aqui pra ter sorte “por mais 4 anos, 5 meses e 7 dias”? ;)