12 de janeiro de 2010

Você PRECISA ler: Jane Austen Edition

Eu sei exatamente o que você, leitor receoso, sente ao ouvir o nome da Jane Austen, porque já estive no seu lugar.

Flashbacks pavorosos de aula de literatura, vocabulário rebuscado, drama, tédio, excesso de cultura, intelectualismo esnobe, sono, morte lenta…
Esqueça tudo isso!

Os livros da Jane Austen sao o tipo que se lê por prazer e não por obrigação. Confie em mim. Nunca li Dostoievsky, tenho espasmos nervosos ao ouvir de Camões e nunca entendi qual é a do Morro dos Ventos Uivantes (ventos uivantes já não te dá sono?). E eu sei que títulos como Orgulho e Preconceito ou Razão e Sensibilidade ou Persuasão não são exatamente persuasivos (entendeu? Entendeu?), mas esses livros são qualquer coisa, menos entediantes.

Afinal, o que tem de tão legal na Jane Austen?

Para mim, uma das coisas legais é que os livros dela podem ser enxergados da forma que quiser. Um romance? Claro, por que não? Uma sátira? Pode ser. Um drama? Se você quiser. Um retrato realista de uma sociedade? Tá, se você for por esse lado…
Eu acho que essa é a marca de grandes histórias, as poucas que sao tao bem escritas: ultrapassam gêneros e rótulos. Além disso, as personagens se materializam em pessoas reais dentro da nossa cabeca e a gente até sente que viveu aquela vida junto com elas.

Eu sei que muita gente viu os filmes, mas um filme só tem uma das muitas interpretacoes possíveis. Orgulho e Preconceito com a Keira Knightley virou um romancinho típico (sem ofensas à Keira, curti o filme mesmo assim). Razao e Sensibilidade com a Emma Thompson e a Kate Winslet virou um draminha sem sal.

Aliás, se é para ver uma versao de alguma coisa recomendo Lost in Austen, uma mini-série de quatro episódios sobre uma mulher ligeiramente obcecada com o livro Orgulho e Preconceito que é transportada para dentro da história, através de um portal em seu banheiro, x) É uma interpretacao nada convencional e quase blasfêmica, mas muito divertida. (Você só vai aprecia-la se tiver lido o livro e/ou assistido a série de 1995 da BBC)
Moral da história: Se você é do tipo que gosta de filme de Sessao da Tarde, lê Crepúsculo e acha que a revista Capricho é uma ótima fonte de informacao, você vai adorar Jane Austen. Se você é do tipo que faz protestos contra a indústria cultural, odeia Rede Globo, abomina tudo que é pop e tem tendências marxistas… você também vai adorar Jane Austen. Se você nao se encaixa em nenhuma dessas classificacoes… bem, você também vai adorar Jane Austen.

* Post inspirado na minha mais recente aquisicao: o livro Der Jane Austen Club (O Clube de Leitura da Jane Austen)
Você já leu algum livro da Jane Austen? Qual seu livro favorito?
Compre livros da Jane Austen, clicando aqui :)

  • Nossa eu já li orgulho e preconceito umas mil vezes. E o filme nossa já assisti demais. Jane Austen é muiiiiito perfeiiita amo os livros dela um pouco da complexidade na leitura, o jeito com que o livro passa a ser interessante a cada momento é maravilhoso!

  • Arregalem os olhos (rs)! Só fui ler Jane Austen, há dois meses atrás, aos 58 anos de idade e amei! Puro preconceito que, orgulhosamente, derrubei (ai!)… Estou lendo todas as obras, vendo todos os filmes, cheguei a ganhar um diário e um relicário austenianos num sorteio de um blog! hahaha… overdose! Adorei o blog, beijos!

  • Há, eu amo quando Jane Austen dá as caras por aqui.

    Meu xodó é Orgulho e Preconceito, amo demais, também vi o filme 5x [a trilha sonora é linda e eu nunca canso da voz do Matthew MacFadyen e dos cabelos ruivos do Simon Woods] Também gostei muito da série da BBC, até porque o Colin Firth sempre será o melhor Darcy.

    Mas posso dizer que alucinei com Persuasão. É lindo, Anne é um doce e Wentworth é maravilhoso, dos sonhos mesmo [também achei divertido o cunhado dela]

    Também li Mansfield Park, que é bom, o único problema é que demora um pouco pra pegar no ritmo.

    E a Abadia de Northanger é uma delícia, pequeno e leve, muito bom.

    Assim faltam Emma, que está nos planos dessas férias, Lady Susan [que eu só encontro em espanhol e polonês] e Razão e Sensibilidade que eu parei porque achei um tanto melancólico.

    E meu ranking de mocinhos fica assim: 1o- Fitzwilliam Darcy [Orgulho e Preconceito]
    2o- Frederick Wentworth[Persuasão]
    3o- Charles Bingley [OeP]
    4o- Henry Tilney[A Abadia de Northanger]
    5o- Edmund Bertram[Mansfield Park]

    [e o resto eu ainda não li :p]

  • Sim, eu sei que é um absurdo eu nunca ter lido Jane Austen. Comprei as versões bilíngues de “Orgulho e Preconceito” e “Persuasão”. Vou lê-los em breve :)

    Assisti “Razão e sensibilidade” e achei mesmo muito sem sal. Sem contar que Hugh Grant estava com uma cara de bobo, não passou credibilidade nenhuma.

    Bjos

  • Oh, que oportuno, eu bem estou lendo Orgulho e Preconceito em inglês. Eu sei o que você está pensando: “Credo Junia, até hoje?” Pois é, mas é que ele ficou um looongo tempo parado, mas agora ele vai comigo todos os dias e é lido avidamente no trem.

    Eu li quase todos os livros dela antes dos 20 anos. Então agora que estou relendo como uma pessoa, digamos, um pouco mais sábia e vivida, eu fico boba de ver como ela era realmente uma mulher à frente do tempo dela.

    E eu sou BBC 1995 all the way!

  • AMO os livros dela! Acho que ela compete só com Shakespeare no meu posto de autor preferido… (Mas é claro que os livros dela são muito mais gostosos de ler. E mais fácil também.) “Persuasão” é o meu preferido.
    E amei sua moral da história: verdade pura! Hahaha.

  • Anne – nao se sinta mal de ser a primeira a comentar, isso é uma honra de poucos ;) haha Obrigada pelos comentários, adoro ler o q vc tem a dizer :)

    Mae – mae, você tá desculpada pq nao tenho nenhum exemplar em portugues em casa pra te emprestar :P

    Naty – Orgulho e Preconceito é o meu favorito mesmo, foi uma boa escolha ^^ Eu recomendaria Persuasao ou Emma para a próxima leitura. Sao bem legais :)

  • Li só “orgulho e Preconceito” ameeeeei, Jane Austen foi uma escritora muito hábil…hj memso fui à biblioteca, mas não achei nenhum dos livros dela…deviam estar locados =P

  • Eu nao li os livros, tenho um montao pra ler na frente, mas assisti os filmes e amei. O meu preferido é orgulho e preconceito, que tenho, já assiti um montao e nao enjoo, apesar de preferir a serie da BBC que o filme, quero comprar, mas achei muito cara , vou esperar uma angebote rss.
    Concordo que quem ler vai gostar e se nao gosta de ler, isso é um crime rss, assista os filmes que tambem vai gostar.

    Sou fa da Jane mesmo sem ter lido os livros, ela é divertida.

    Como voce escreve bem minha lindona, nao para de escrever nao viu, amo ler o que voce escreve e compraria com prazer seus livros. bjos

  • Primeira a comentar de novo… preciso arrumar uma vida fora da internet… mas, falando da Jane, sou fã de carteirinha e meus planos para a comemoração dos dez anos de casada é ir à Inglaterra e passar pela casa dela e, claro, pelo lugar onde ela está “descansando em paz”.
    Meu preferido é sem dúvida, Orgulho e Preconceito e a série tem que ser a da BBC (1995) e detestei o filme da Keira, achei a risada dela maluca demais.